Tudo sobre a produção de uvas e vinhos do Brasil

Artigos recentes

Produtores de uva devem ficar atentos ao Mildio

Posted on October 21, 2014 at 3:50 PM

Nesse período após as chuvas, produtores de uva devem ficar atentos a ocorrência de Míldio, doença mais conhecida como a mufa, na videira. As condições climáticas são as ideais para o desenvolvimento da doença: alta umidade e temperaturas amenas. A atenção deve ser redobrada em variedades mais suscetíveis, principalmente as viníferas e algumas americanas, como a Isabel.


Sintomas de Míldio em videira na safra 2014

Foto: Engº Agrº Francisco Bino – 13/09/2014 – Serra Gaúcha.



Quando o míldio ocorre nesta época do ano, atinge diretamente a flores, causando abortamento de frutos, ou ainda as folhas. Dessa forma, a mufa traz prejuízos para esta e para safras futuras, pois a videira terá dificuldades em armazenar energia para os próximos anos.



Após a ocorrência de chuva, ou quando o produtor percebe que as folhas dos parreirais estão molhadas, é o momento chave para aplicação de fungicidas, para evitar que a doença tome conta do parreiral. Além dos fungicidas químicos, o uso de fosfitos e da calda bordalesa são alternativas que o produtor pode utilizar.



Outra informação importante: o produtor pode utilizar a técnica de eliminar as partes afetadas pela doença para evitar a sua disseminação. Nesta época, a técnica pode ser empregada antecipando uma pode verde, que visa a redução da copa através da retirada de brotos, folhas e cachos e já eliminando as partes que estão com sintomas da doença.



Além de evitar a disseminação da doença, também permitiria que o ar circule melhor, para secar a planta. Se houver mão de obra disponível, ocorrência de míldio localizada, ou mesmo em parreirais pequenos, se torna interessante e viável a realização desse manejo.



Leandro Correia Ebert

Engenheiro Agrônomo - Crea RS205885

 


 

 

Categories: viticultura, Notícias

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments