Tudo sobre a produção de uvas e vinhos do Brasil

Artigos recentes

Viticultura francesa com problemas de intoxicação por pesticidas

Posted on May 21, 2014 at 4:00 PM

Dois casos de intoxicação por agrotóxicos utilizados em vinhedos franceses viraram notícia recentemente.


Em uma escola na região de Bordeaux, 23 alunos apresentaram sintomas como náuseas e dores de cabeça na manhã de 5 de Maio, logo na sequência da aplicação de um fungicida em um vinhedo ao lado da escola. A suspeita é de que a aplicação do fungicida, apesar de legal, foi realizada de forma inadequada e a deriva causada pelo vento atingiu as dependências da escola, conforme informações divulgadas no Decanter.comAinda, segundo o site:

"A dificuldade é geral entre as comunidades rurais na França". " As tensões podem surgir entre os moradores locais e as comunidades agrícolas que vivem e trabalham ao lado deles. Os tratamentos são realizados para míldio e oídio, que são problemas sérios em todos vinhedos franceses."


Ainda,  em outro caso recente, o Château Monestier La Tour, localizado no sudoeste da França, está sendo processado por ter liberado o trabalho em seu vinhedo pouco tempo depois de ter usado agrotóxicos no local. Uma empregada foi hospitalizada em agosto de 2007, sofrendo sintomas característicos de intoxicação por agrotóxicos, como dores de cabeça, irritação na pele e vômitos. O incidente foi inicialmente considerado como um acidente de trabalho, mas a trabalhadora quis levar o caso ao tribunal em 2011, conforme divulgado pela Revista Adega.


Cabe ressaltar que a vitivulcura brasileira é bastante criticada pela incidência de doenças fúngicas e pelas aplicações de fungicidas normalmente realizadas. Entretanto, essa crítica agroecológica, apesar de coerente, não deveria ser relacionada apenas à produção brasileira, mas a todo o sistema de produção agrícola.

Categories: viticultura, Notícias

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments