Tudo sobre a produção de uvas e vinhos do Brasil

Artigos recentes

A nova promessa da vitivinicultura no RS, São Sepé

Posted on May 19, 2014 at 5:15 PM

     O município de São Sepé, localizado na metade sul do RS, mais precisamente na região central, próximo à Santa Maria, tem a agricultura como base da sua economia. Entretanto, as culturas do arroz, soja e milho são as mais expressivas, além da pecuária de corte e leite.


     Porém, assim como vem ocorrendo na Campanha e na Fronteira Oeste há 30 anos, os vinhedos começam ganhar importância em propriedades rurais do interior do município. Atualmente, conforme a prefeitura, existem pelo menos 10 produtores de uvas para vinho em São Sepé.


     A cidade anda ingressou no programa Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável da Vitivinicultura no Arco da Fronteira Sul. Um levantamento feito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) vai fazer uma radiografia do setor no município para poder potencializar o setor ainda mais.


     A vitivinicultura ganha força com o projeto de produção sustentável de um vinho de qualidade superior, o “Vinhetica”, trazido por um empresário francês. Segundo o site “Vinhetica.com”:


     “A pesquisa da localização mais adequada é o resultado de um estudo meteorológico. Este estudo reúne 39 anos de observação da umidade relativa do ar, somas dos dias de frio (para levantar a dormência), amplitudes térmicas, temperaturas minimas e máximas, geadas tardias, períodos de chuva, possibilidade de estresse hídrico, horas de ensoleiramento e o estudo dos ventos dominantes nas principais regiões brasileiras.


     Essa pesquisa permitiu definir uma região onde o uso de agrotóxicos contra doenças criptogâmicas pode ser limitado ao máximo, e onde não se faz necessário o uso de cianamida de hidrogeno (Dormex) para levantar a dormência. Assim, completada por uma analise pedológica, essa pesquisa permitiu definir a região ideal para a produção de um vinho de qualidade superior.”


O potencial para produção de vinhos de qualidade no município já havia sido descoberto por Roberto Beltrami.


     Com descendência italiana, conta que a receita do seu vinho já está na família há mais de 200 anos, quando seu tataravô fez uma casa na Itália e plantou os primeiros parreirais, e a ela foram somados os avanços tecnológicos que produzem hoje os “Vinhos Dom Robertto”.


     O vinhedo, conduzido em espaldeiras, encontra-se em 3 hectares da encosta norte da Serra do Sudeste, em São Sepé-RS. Situada em Santa Maria, a vinícola está estrategicamente localizada para que a uva colhida possa chegar ao processo de vinificação no menor tempo possível, sem descuidar a facilidade de distribuição.


     Além disso, Sua produção é limitada entre 10.000 e 15.000 litros por safra/cultivada visando garantir um vinho com alto padrão de elegância e excelência. Apesar de ainda pouco conhecida no cenário nacional, sua produção já rendeu premiações, como no concurso mundial de Bruxelas em 2009 e elogios de renomados críticos pelo mundo.


 

Conheça mais sobre o projeto vinhetica no http://vinhetica.com

E sobre os Vinhos Dom Robertto no: www.domrobertto.com.br

 

 

Categories: viticultura, Regiões vitícolas, Notícias

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments