Tudo sobre a produção de uvas e vinhos do Brasil

Artigos recentes

Vinícolas gaúchas são investigadas por adulteração no vinho

Posted on May 1, 2014 at 8:20 PM

    13 Vinícolas estão sendo investigadas no Rio Grande do Sul por adulteração de vinho com uso da substância chamada natamicina, um agente antifúngico que prolonga a conservação do vinho. A prática seria utilizada em vinhos suaves, ou com açúcar residual, não somente no Estado, como também em vinhos chilenos e argentinos demi-sec e suaves, como informado em uma nota técnica da Secretaria da Agricultura, enviada ao Ministério Público no ano passado. O açúcar residual favoresce o crescimento e desenvolvimento de fungos e o uso dessa substância seria para diminuir os riscos de contaminação nesses tipos de vinho.


A fraude poderia estar ocorrendo há anos, pois somente no ano passado o Ministério da Agricultura obteve a tecnologia para identificar a presença do antibiótico em vinhos. Os processos por fraude no vinho estão sendo concluídos pelo Ministério da Agricultura para posterioremente encaminhamento ao Ministério Público.

 

A natamicina é um antifúngico comumente usado no tratamento de superfície de queijos e embutidos. Sua presença como aditivo intencional em sucos e vinhos não é permitida no Brasil, nem nos demais países da América e da Comunidade Europeia. Poucos países, como África do Sul (vinhos e sucos de frutas) e China (somente em sucos de frutas), permitem o uso da substância como conservante.


  A substância, no entanto, é utilizada em produtos para desinfetar as adegas, garrafas ou mesmo rolhas, o que pode ser a origem dos resíduos no vinho.

 

  Em nota, o Ibravin diz que desconhece formalmente esse tipo de problema, mas que, se há denúncias de irregularidades, cabe aos órgãos responsáveis investigar, orientar o setor e punir os responsáveis a fim de não prejudicar a cadeia produtiva que, em sua maioria, desenvolve um trabalho sério e comprometido. São 13 vinícolas com problemas e segundo, o Ministério da Agricultura, são cerca de 700 indústrias do tipo no Estad

 

A lista foi divulgada na tarde desta sexta-feira (2) de vinícolas investigadas por uso de antibiótico em vinhos de mesa produzidos no Rio Grande do Sul., a qual pode ser conferida no link:


 - Divulgada lista de Vinícolas investigadas por adulteração no vinho


Leia também: Vinhos argentinos e chilenos também estariam adulterados

 



Categories: Notícias, enologia

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

2 Comments

Reply Leandro Ebert
9:56 PM on May 2, 2014 
Antonio Rodrigues says...
Caro Antônio, bem vindo ao site, obrigado pela visita.

Alista está no link: http://portalvitivinicultura.webs.com/apps/blog/entries/show/4220
0368



Quais são as empresas?
Reply Antonio Rodrigues
9:40 PM on May 2, 2014 
Quais são as empresas?