Tudo sobre a produção de uvas e vinhos do Brasil

Artigos recentes

Para o inverno, vinho fino tinto brasileiro!

Posted on July 23, 2013 at 5:15 PM

      O inverno chegou e aquele friozinho noturno estimula nosso paladar a degustar um bom vinho fino tinto. E os vinhos verde-amarelos aparecem como boa alternativa, uma vez que estão se tornando mais complexos e requintados com os avanços tecnológicos, os cuidados com os vinhedos e vinificação e o cultivo da vide em regiões diferenciadas que geram vinhos típicos e dos mais variados.  


     Os vinhos espumantes do Brasil já se consoloidaram como produtos de alto padrão de qualidade, entretanto, ainda há muito preconceito em relação à qualidade de nossos tintos.


     O cenário vitivinícola do país está mudando e já podemos consumir vinhos de castas produzidas em regiões mais secas, de clima temperado e mais planas, com maior facilidade de mecanização para alta produção; como na Serra do Sudeste e na Campanha do RS, cujo potencial é de gerar vinhos equiparáveis aos concorrentes internacionais. 


     Isto sem falar nos vinhos de altitude de Santa Catarina, que a cada dia supreendem mais os apaixonados pelo néctar dos deuses. Vinhos tropicais também são novidade, mas a produção irrigada do Vale do São Francisco já os coloca como realidade. E ainda há vinhos muito especiais produzidos em algumas cantinas da Serra Gaúcha com microclimas bastante interessantes e que os tornam vinhos com tipicidade regional única.


      O que ainda falta no país, é a acessibilidade de tais vinhos ao público como alternativa aos importados da América do Sul. Incentivos fiscais por parte do governo podem auxiliar na competitividade do nosso produto e o brasileiro deve valorizar e dar preferência aos vinhos finos de qualidade nacionais.


     Por isso, nesse inverno, por que não procurar rótulos brasileiros para, ao menos, experimentá-los? Assim estaremos contribuindo para o fortalecimento da nossa cadeia produtiva e proporcionado a fabricação de vinhos cada vez mais sensacionais para apreciarmos na já tão grandiosa gastronomia brasileira.


Leia mais sobre vinhos tintos brasileiros no www.PortalVitivinicultura.tk:

"VinhoBrasileiroFobia"

O vinho brasileiro é bom?

O vinho brasileiro está melhorando


Categories: consumidor, Regiões vitícolas

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments