Tudo sobre a produção de uvas e vinhos do Brasil

Artigos recentes

Você sabia? São Paulo é o 3º produtor de uvas do Brasil

Posted on May 15, 2013 at 5:40 PM

     São Paulo é o terceiro produtor de uva do país, com 12%, só perde para o Rio Grande do Sul e para Pernambuco.

 


     Situada entre 700 e 900m de altitude, a região leste do Estado de São Paulo é uma região onde a altitude compensa a latitude, condicionando à prática de uma viticultura de clima temperado.

 


     A área de vinhedos fica em torno de 7.250 hectares, destacando a produção de uva americana para mesa, com predomínio absoluto da "Niágara Rosada" conduzidas em espaldeira e ainda uvas européias para mesa, como a cultivar "Itália" e suas mutações "Rubi" e "Benitaka", conduzidos em latada. Em terceiro lugar, destacam-se as uvas destinadas à elaboração de vinho, com destaque para a Seibel 2, sendo estasconduzidas em espaldeira.

 


     A Noroeste do Estado há um polo de viticultura tropical representado pelo município de Jales, onde há produção de cerca de 900 ha, com predomínio absoluto de uvas de mesa e consegue-se obter duas safras, sendo indispensável a irrigação.

 

     

     Somente em São Miguel Arcanjo, no interior do Estado, a área plantada de uva chega a dois mil hectares, sendo conhecida como a capital da uva Itália. Segundo a Cati, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral, são cerca de 600 produtores rurais que produzem tanto uvas rústicas como uvas finas. O cultivo iniciou em 1954 com o primeiro pé de videira. Já em 1984 houve a primeira Festa da Uva da cidade. É destaque o sistema onde cada pessoa pode escolher os cachos de uva que queiram levar para casa, pagando pelo quilo, o chamado "colha e pague", desenvolvendo o turismo rural na região.


 

 

 



Categories: viticultura, Regiões vitícolas, curiosidades

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments