Tudo sobre a produção de uvas e vinhos do Brasil

Artigos recentes

O vinho brasileiro está melhorando

Posted on March 14, 2013 at 5:05 PM

             Estamos chegando ao fim da colheita das uvas no sul do brasil em 2013 e a qualidade da safra gera uma expectativa otimista em relação aos nossos vinhos. Após os recordes de produção obtidos na safra 2012, em 2013 a região Sul do País contou com ótimas condições climáticas desde a estação fria, uma primavera seca com floração uniforme e fase de maturação com dias quentes e noites frias, em média, somando duas safras seguidas favoráveis ao vinho brasileiro.


     Além da ajuda do tempo, o Brasil vive um momento ímpar na vitivinicultura. O vinho tranquilo brasileiro parece estar encontrando a sua identidade, assim como os espumantes nacionais que já encantam apreciadores da bebida pelo mundo.


     O vinho tinto brasileiro, por exemplo, já não briga mais com vinhos chilenos pelo vinho ao preço de 10 a 20 reais, querendo imitá-lo. Vinhos brasileiros nesta faixa de preço são mais sensatos, mais brandos em álcool, não tão agressivos à primeira boca, nem tão amadeirados, mas sim vinhos sinceros, jovens, exaltando os aromas primários e as colorações mais claras e jovens que a uva pode oferecer no solo e clima nacional.


     Isto sem contar que há vinhos brasileiros mais maturados, envelhecidos com qualidade peculiar. Na Serra Gaúcha, além dos excelentes espumantes, alguns já descobriram a fórmula de utilizar a acidez natural para gerar um vinho tranquilo um tanto quanto longevo e com uma complexidade aromática única. A Serra do Sudeste têm gerado vinhos base para espumantes mantendo e aperfeiçoando o padrão nacional. A região da Campanha do Rio Grande do Sul cada vez mais chama atenção por vinhos tintos equilibrados e com taninos macios e joviais.


     Em Santa Catarina, os Vinhos de Altitude são considerados requintados e nobres favorecidos pelo frio hibernal e elevada amplitude térmica. Sem contar o Vale do São Francisco, que surpreende a todos com a qualidade, por exemplo, da variedade Sirah, que, dentre outras, teve um varietal eleito como o melhor tinto nacional na Expovinis 2012.


     E ainda há quem discorde que no Brasil haja vinhos nacionais bons, e até que seja possível produzi-los. Talvez, esse preconceito, acompanhado do esnobismo que enaltece tudo o que é de fora, sejam as maiores dificuldades para que a vitivinicultura nacional se consolide de vez no mercado, pois qualidade temos e estamos a aperfeiçoando a cada safra.


Leia mais artigos de opinião no Portal Vitivinicultura.


Categories: viticultura, consumidor, Regiões vitícolas

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments