Tudo sobre a produção de uvas e vinhos do Brasil

Artigos recentes

O vinho brasileiro é bom?

Posted on November 19, 2012 at 7:40 PM

Nas últimas duas décadas o Brasil deu um salto em produção vitivinícola. Na Serra Gaúcha a conversão dos vinhedos de latada para espaldeira, de cultivares americanas para europeias, de tanques de madeira para inox, o uso do Thermal Pest Control, o desenvolvimento do enoturismo, as indicações geográficas... Enfim, uma série de fatores decorrentes desse crescimento sustentou e potencializou o crescimento da indústria vitícola, contando ainda a “descoberta” de novas regiões no país com potencial para produção de excelentes vinhos. As vinícolas alcançaram grandes produtividades em safras em que o clima ajudou, ainda com novas áreas, somando recordes de produtividade.

 

Porém, o consumo no país pouco aumenta e a participação dos nacionais nesse mercado deixa a desejar. Sendo assim, as vinícolas passaram a acumular estoques devido à baixa quantidade demandada. Apesar de todos esses esforços, das campanhas, investimentos e do desenvolvimento da vitivinicultura brasileira, o vinho brasileiro não caiu no gosto do consumidor. Há pouco acesso a vinhos brasileiros de qualidade a preço acessível e por isto, muitos ainda preferem um importado barato e sem defeitos a um brasileiro caro e com riscos.

 

O preconceito quanto à qualidade de nossos vinhos existe e é uma barreira a ser vencida, mas não basta marketing e publicidade para convencer os consumidores a provar o produto nacional. Temos que fazer jus a esse crescimento oferecendo vinhos de excelente padrão. O vinho tranquilo brasileiro ainda não provou sua qualidade ao consumidor, que, após provar e se desgostar da relação custo X benefício verde-amarela, volta a consumir importados.

 

Há vinhos brasileiros excelentes e de qualidade inquestionável. É fato que existem vinhos brasileiros ruins, mas o desconhecimento dos nacionais de qualidade e o preconceito existem por causa destes. É necessário produzir e disponibilizar vinhos realmente bons e não apenas “famosos” ao consumidor, tornando isso algo corriqueiro. Se buscarmos e alcançarmos esse ideal, esse objetivo, será muito mais fácil do que agora vencer o preconceito e responder ao consumidor sem medo, comprovando na taça: O vinho brasileiro é bom!


Leandro Ebert - autor do Portal Vitivinicultura - O vinho brasileiro é bom?


 Jornal do Comércio - http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=98277

Categories: consumidor, enologia

Post a Comment

Oops!

Oops, you forgot something.

Oops!

The words you entered did not match the given text. Please try again.

Already a member? Sign In

0 Comments